Transtorno
do Espectro Autismo - TEA
Como o autista apresenta
limitação na interação social e na comunicação, a construção da linguagem
apresenta déficits de compreensão de sentido e significado. Ocasionando
dificuldades em jogo imaginativo e em fazer amigos; ausência ou atraso de fala
ou de linguagem, resistência em mudança de rotina; pouco ou nenhum contato
visual;
No caso de sujeitos com
déficits de comunicação, para que ocorra o desenvolvimento, há estudos, como o
de Bez (2010), que evidenciam que o uso de estratégias de mediação acrescido da
utilização da comunicação alternativa e recursos de alta e baixa tecnologia
proporcionaram aos sujeitos com Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) um
aumento de sua interação social e da ampliação da comunicação.
Na perspectiva de apoiar o
desenvolvimento da comunicação e a interação do aluno autista entre seus pares
na sala de aula, o recurso do Boardmaker é uma ferramenta que auxilia na criação
das agendas escolares, atividades da turma e também ações pessoais da rotina.
Para isso, você pode utilizar grades, das mais variadas formas, que se
encontram em "pranchas modelos" no arquivo "agendas".
RECURSO
DE BAIXA TECNOLOGIA
ATIVIDADE
SUGERIDA: Sala de Aula
Título
da atividade: Criação da Rotina
A atividade foi pensada para
alunos com autismo que ainda não conseguem compreender a rotina da sala de aula
e não interagem com seus colegas.
O desenvolvimento da atividade
será na sala de aula com a participação de todos os alunos na socialização da
rotina do dia. Para que o aluno autista possa antecipar os acontecimentos e
compreender o sentido e o significado de cada ação, além de estimular o aluno a
comunicação e interação entre seus pares.
De acordo com o fascículo 9,
Transtornos Globais do Desenvolvimento “Quanto mais cedo a criança com TGD
puder antecipar o que acontece diariamente na escola, mais familiar e possível
de ser reconhecida se tornará para ela a vivência escolar...”
“O importante é tornar a
antecipação uma rotina e não desistir da expectativa de adesão da criança.”
Descrição
de imagem:
Uma grade para criação de
agenda que contempla a sequência de atividades que serão desenvolvidas na sala.
O primeiro símbolo
representa o grupo de alunos. Na sequência horizontal, encontram-se espaços em
brancos onde serão aplicados, com Velcro, os cartões de comunicação
representativos das atividades escolhidas pelo grupo de colegas para serem
realizadas naquele dia. No final, há um espaço maior onde será colado um
envelope. No término de cada tarefa, os cartões serão guardados neste envelope.
Intervenções
do professor de AEE: deverá atuar na sensibilização do uso da
rotina com os alunos e o professor da sala comum para estimularem a
participação do aluno nas atividades desenvolvidas e fortalecer a parceria com
a família, orientando-a sempre que possível.
Olá Adriana!
ResponderExcluirMuito interessante a importância da rotina na vida das pessoas com autismo. Quanto mais visual pudermos direcionar as estratégias de ensino mais certo será a compreensão. Parece difícil, mas é preciso, sobretudo, estabelecer metas, eleger estratégias e acreditar que eles podem do jeito deles eles são capazes de aprender qualquer coisa.
Parabéns pela postagem!
Oi Adriana, sabemos da importância da rotina para qualquer criança, principalmente para a criança com autismo. Cunha relata " O ser e o fazer aparecem não como dois polos separados, mas como resultados dinâmicos das próprias transações inseridas no processo de trabalho escolar". Parabéns peloseu blog,bjos
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