sábado, 28 de junho de 2014

Enxergar as coisas como verdadeiramente são
Adriana Assunção

Continuamente imaginamos que tudo pode ter um padrão perfeito e igualmente concebido a nosso modo, que podemos aperfeiçoar as coisas e as pessoas de acordo com a nossa visão pessoal, criando expectativas próprias que não estão ao alcance dos outros e, muitas vezes, sofremos por não conseguirmos os objetivos idealizados. Esse fato é tedioso nas famílias, nas amizades e frequente no processo ensino aprendizagem.
Ressalta-se, no entanto, que, com as inovações e a quebra de paradigmas originados pela Politica Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), o Atendimento Educacional Especializado – AEE, um serviço da educação especial, oferece uma nova concepção de que as condições para o sucesso é provável, através da identificação, elaboração e organização de recursos pedagógicos e de acessibilidade, com o intuito de suprimir os obstáculos para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades especiais. Deste modo, motiva-nos a refletir que não existem amostras idênticas e que todos se igualam pelas suas diferenças.

Portanto, a inclusão rompe esses modelos que sustentavam os sistemas educacionais e sociais fazendo cogitar que precisamos contemplar as pessoas como verdadeiramente são com suas limitações e suas potencialidades para não criamos expectativas nossas, pois cada ser humano é único e precisa ser respeitado e aceito perante aos obstáculos vivenciados e ser estimulado a evoluir nos seus processos mentais, na participação, na independência e autonomia, apreciando o direito de se desenvolver a seu tempo que é nato de cada um. 

2 comentários:

  1. Perfeita correlação com o texto " o modelo dos modelos" de Ítalo Calvino.
    Abraço !

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  2. Acredito também que a inclusão veio para romper com as cópias, com as receitas de bolo, pois eram assim que aconteciam, sabemos também que ainda acontece, mas o AEE tem esse compromisso estimular e respeitar a criatividade de cada pessoa. Bjos

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