Texto Informativo: Surdocegueira e Deficiência Múltipla
Segundo Lagati (1995, p.306)
“Surdoceguira é uma condição que apresenta outras dificuldades além daquelas
causadas pela cegueira e pela surdez”, é uma deficiência única não como à soma
de dois comprometimentos sensoriais. Conforme os estudos de McInnes, a fim de
classificarmos alguém de surdocego é preciso que esse indivíduo não tenha
suficiente visão para compensar a perda auditiva, ou vice-versa, que não possua
audição suficiente para compensar a falta de visão.
A pessoa com surdocegueira
necessita de um ambiente planejado e organizado que favoreça a interação com
pessoas e objetos para auxiliar nas atividades que deseja participar. Como
também incentivar e ensinar a usar sua visão e audição residuais, assim como
outros sentidos remanescentes que suscitem sua curiosidade.
Deficiência múltipla
caracteriza-se por um “conjunto de duas ou mais deficiências associadas, de
ordem física, sensorial, mental, emocional ou de comportamento social”
(MEC/2006). Contudo não é a conexão dessas alterações que a caracterizam, mas
sim o grau de desenvolvimento, as possibilidades funcionais, de comunicação,
interação social e de aprendizagem que originam as necessidades educacionais
dessas pessoas.
No tocante a necessidade
especifica do aluno com surdocegueira ou com deficiência múltipla são dadas a
partir do corpo que é a realidade mais imediata do ser humano. Deste modo o favorecimento
do esquema corporal é de suma importância para que o indivíduo se auto perceba
e perceba o mundo exterior, pelo meio da “sua verticalidade, o equilíbrio
postural, a articulação e a harmonização de seus movimentos; a autonomia em
deslocamentos e movimentos; o aperfeiçoamento das coordenações viso motora,
motora global e fina; o desenvolvimento da força muscular”. (MEC/2010
Fascículo 5 p.11)
Outro aspecto relevante em
ambos os casos refere-se à linguagem, uma vez que é comum apresentarem
limitação nesse sentido. Portanto se faz necessário uma pessoa para mediar os
sistemas adequados de comunicação, através de constantes interações com o meio
ambiente e com os recursos que instiguem suas habilidades e que estabeleçam a aquisição
da comunicação estruturada no registro simbólico verbal, gestual e a
comunicação por símbolos tangíveis levando em consideração as especificidades de
cada pessoa e a referência significativa do símbolo ao ser construído.
Referência Bibliográfica
BOSCO, Ismênia C. M. G.;
MESQUITA, Sandra R. S. H.; MAIA, Shirley R. Coletânea UFC-MEC/2010: A Educação
Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar - Fascículo 05: Surdocegueira e
Deficiência Múltipla (2010).
IKONOMIDIS, Vula Maria
Apostila sobre “Deficiência Múltipla Sensorial”,2010 sem publicar.
ROWLAND Charity e SCHWEIGERT
Philip - Soluções Tangíveis para Indivíduos Com Deficiência Múltipla e ou com
Surdocegueira.
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Oi Adriana, sabemos o quanto é importante o uso do resíduo tanto da visão como da audição para que o aluno possa interagir melhor no seu dia a dia.Parabéns pelo seu blog, informações claras e importantes. Bjos
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