sexta-feira, 18 de abril de 2014

Texto Informativo:  Surdocegueira e Deficiência Múltipla


  Segundo Lagati (1995, p.306) “Surdoceguira é uma condição que apresenta outras dificuldades além daquelas causadas pela cegueira e pela surdez”, é uma deficiência única não como à soma de dois comprometimentos sensoriais. Conforme os estudos de McInnes, a fim de classificarmos alguém de surdocego é preciso que esse indivíduo não tenha suficiente visão para compensar a perda auditiva, ou vice-versa, que não possua audição suficiente para compensar a falta de visão.
    
   A pessoa com surdocegueira necessita de um ambiente planejado e organizado que favoreça a interação com pessoas e objetos para auxiliar nas atividades que deseja participar. Como também incentivar e ensinar a usar sua visão e audição residuais, assim como outros sentidos remanescentes que suscitem sua curiosidade.
   
  Deficiência múltipla caracteriza-se por um “conjunto de duas ou mais deficiências associadas, de ordem física, sensorial, mental, emocional ou de comportamento social” (MEC/2006). Contudo não é a conexão dessas alterações que a caracterizam, mas sim o grau de desenvolvimento, as possibilidades funcionais, de comunicação, interação social e de aprendizagem que originam as necessidades educacionais dessas pessoas.
No tocante a necessidade especifica do aluno com surdocegueira ou com deficiência múltipla são dadas a partir do corpo que é a realidade mais imediata do ser humano. Deste modo o favorecimento do esquema corporal é de suma importância para que o indivíduo se auto perceba e perceba o mundo exterior, pelo meio da “sua verticalidade, o equilíbrio postural, a articulação e a harmonização de seus movimentos; a autonomia em deslocamentos e movimentos; o aperfeiçoamento das coordenações viso motora, motora global e fina; o desenvolvimento da força muscular”. (MEC/2010 Fascículo 5 p.11)

      Outro aspecto relevante em ambos os casos refere-se à linguagem, uma vez que é comum apresentarem limitação nesse sentido. Portanto se faz necessário uma pessoa para mediar os sistemas adequados de comunicação, através de constantes interações com o meio ambiente e com os recursos que instiguem suas habilidades e que estabeleçam a aquisição da comunicação estruturada no registro simbólico verbal, gestual e a comunicação por símbolos tangíveis levando em consideração as especificidades de cada pessoa e a referência significativa do símbolo ao ser construído.

Referência Bibliográfica

BOSCO, Ismênia C. M. G.; MESQUITA, Sandra R. S. H.; MAIA, Shirley R. Coletânea UFC-MEC/2010: A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar - Fascículo 05: Surdocegueira e Deficiência Múltipla (2010).
IKONOMIDIS, Vula Maria Apostila sobre “Deficiência Múltipla Sensorial”,2010 sem publicar.
ROWLAND Charity e SCHWEIGERT Philip - Soluções Tangíveis para Indivíduos Com Deficiência Múltipla e ou com Surdocegueira.

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Um comentário:

  1. Oi Adriana, sabemos o quanto é importante o uso do resíduo tanto da visão como da audição para que o aluno possa interagir melhor no seu dia a dia.Parabéns pelo seu blog, informações claras e importantes. Bjos

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