Jogo: Alfabeto
Divertido
(Acervo Próprio)
(Acervo Próprio)
Objetivos:
-
Estimular a atenção e concentração;
-
Favorecer o desenvolvimento da memória visual;
-
Desenvolver as percepções sensoriais, a linguagem oral e a escrita;
-
Trabalhar os conceitos de letra / objeto;
-
Apropriar-se das vogais e consoantes a partir das cores;
- Perceber que há relação entre letras e gravura;
-
Associar objetos concretos a letra inicial da palavra;
-
Entender que se escreve várias palavras com a mesma letra inicial do objeto
representado.
-
Explorar a consciência fonológica das palavras;
-
Identificar o som da sílaba inicial e final;
-
Reconhecer as letras pelo nome.
Meta do
jogo:
Associar as
letras aos objetos concretos corretamente.
Jogadores:
1 jogador ou
duplas.
Componentes:
26 objetos
concretos, sendo que cada objeto representa uma letra inicial do alfabeto.
26 letras
emborrachadas (alfabeto).
Regras:
- Todas as
peças devem serem expostos na mesa;
- Pedir que
cada participante observem as peças;
- Peça aos
participantes que associem os objetos a letra inicial da palavra;
- Em
seguida, os participantes devem completar o jogo de acordo com as orientações
do professor.
Jogo
adaptado para a acessibilidade de alunos com Deficiência Intelectual.
Adriana
Silva de Sousa Assunção
Professora de AEE
Jogo de Percepção
Números e Quantidades
(Acervo Próprio)
(Acervo Próprio)
NÚMEROS
DE PARTICIPANTES: 1
ou 2 participantes.
OBJETIVOS:
-
Trabalhar a atenção;
-
Estimular a memória visual;
-
Associar números a quantidades;
PROCEDIMENTOS:
-
Exponha os tabuleiros, apresentando todas as gravuras e números;
-
Explique que o aluno deverá observar a sequência das gravuras no tabuleiro 2 e
contar no tabuleiro principal as gravuras iguais;
-
Ao contar as gravuras, deverá associar ao número e representar as quantidades
no tabuleiro 2;
OBSERVAÇÃO:
No tabuleiro principal existem 3 gravuras
iguais que não consta na contagem do tabuleiro 2. Questione ao aluno qual é a
gravura.(x)
REPERTÓRIO
DE PALAVRAS/QUANTIDADES:
Estrela
do mar – 4
Flor
– 2
Barco
– 7
Cenoura
– 9
Caranguejo
-1
Abelha
– 5
Peixe
– 8
Sapo
– 6
Pássaro
- 3
FONTE:
Atividade p 146.
Coleção Caminhos, Ensino Fundamental I, 1ª
Edição, 2007. Editora Base
Adaptado
para alunos com deficiência intelectual.
Adriana
Silva de Sousa Assunção
Professora de AEE
Adriana, envolver o aluno com o concreto, fazendo a correlação objeto X letra é muito importante para o aprendizados deles. Vou copiar posso? Bjos Lucia Viana
ResponderExcluirOlá, Adriana! O jogo enquanto recurso de ensino-aprendizagem contribui de maneira significativa para o desenvolvimento do aluno com DI.
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