quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Jogos para Deficiência Intelectual

Jogo: Alfabeto Divertido



                                            (Acervo Próprio)


(Acervo Próprio)



Objetivos:

- Estimular a atenção e concentração;
- Favorecer o desenvolvimento da memória visual;
- Desenvolver as percepções sensoriais, a linguagem oral e a escrita;
- Trabalhar os conceitos de letra / objeto;
- Apropriar-se das vogais e consoantes a partir das cores;
     - Perceber que há relação entre letras e gravura;
- Associar objetos concretos a letra inicial da palavra;
- Entender que se escreve várias palavras com a mesma letra inicial do objeto representado.
- Explorar a consciência fonológica das palavras;
- Identificar o som da sílaba inicial e final;
- Reconhecer as letras pelo nome.

Meta do jogo:

Associar as letras aos objetos concretos corretamente.

Jogadores:

1 jogador ou duplas.

Componentes:

26 objetos concretos, sendo que cada objeto representa uma letra inicial do alfabeto.
26 letras emborrachadas (alfabeto).

Regras:

- Todas as peças devem serem expostos na mesa;
- Pedir que cada participante observem as peças;
- Peça aos participantes que associem os objetos a letra inicial da palavra;
- Em seguida, os participantes devem completar o jogo de acordo com as orientações do professor.

Jogo adaptado para a acessibilidade de alunos com Deficiência Intelectual.


Adriana Silva de Sousa Assunção
Professora de AEE


Jogo de Percepção
Números e Quantidades



                                            (Acervo Próprio)


                                            (Acervo Próprio)


NÚMEROS DE PARTICIPANTES: 1 ou 2 participantes.

OBJETIVOS:
- Trabalhar a atenção;
- Estimular a memória visual;
- Associar números a quantidades;

PROCEDIMENTOS:
- Exponha os tabuleiros, apresentando todas as gravuras e números;
- Explique que o aluno deverá observar a sequência das gravuras no tabuleiro 2 e contar no tabuleiro principal as gravuras iguais;
- Ao contar as gravuras, deverá associar ao número e representar as quantidades no tabuleiro 2;

OBSERVAÇÃO:
      No tabuleiro principal existem 3 gravuras iguais que não consta na contagem do tabuleiro 2. Questione ao aluno qual é a gravura.(x)

REPERTÓRIO DE PALAVRAS/QUANTIDADES:
Estrela do mar – 4
Flor – 2
Barco – 7
Cenoura – 9
Caranguejo -1
Abelha – 5
Peixe – 8
Sapo – 6
Pássaro - 3

FONTE: Atividade p 146. Coleção Caminhos, Ensino Fundamental I, 1ª Edição, 2007. Editora Base

Adaptado para alunos com deficiência intelectual.

Adriana Silva de Sousa Assunção
 Professora de AEE




2 comentários:

  1. Adriana, envolver o aluno com o concreto, fazendo a correlação objeto X letra é muito importante para o aprendizados deles. Vou copiar posso? Bjos Lucia Viana

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  2. Olá, Adriana! O jogo enquanto recurso de ensino-aprendizagem contribui de maneira significativa para o desenvolvimento do aluno com DI.

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