Nesta disciplina ficou ainda mais claro sobre A Politica Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e a inovação do AEE na escola comum, tendo em vista reafirmar esse novo lugar da Educação Especial nos sistemas comuns de ensino e contribuir para a transformação das relações com as diferenças, cultivadas na escola e fora dela e na necessidade de refazer suas práticas e de reconstruir princípios e valores, por isso, é de suma importância que sejam repensados no coletivo escolar as ações e as tomadas de decisões que norteiam o percurso da escola no Projeto Politico Pedagógico (PPP).
Neste contexto o professor de AEE é o articulador deste processo, atuando sobre as peculiaridades dos alunos publico alvo da Educação Especial, promovendo recursos, equipamentos, linguagens e conhecimentos que os apoiam no acesso e participação no ensino comum, não visando à aprendizagem de conteúdos das aréas curriculares, mas sim, de dar suporte para suprir as necessidades de cada um. Esse trabalho é realizado na sala de recurso multifuncional, ambiente esse dotados de equipamentos, mobiliários e materiais didáticos e pedagógicos, oferecido na própria escola do aluno, duas vezes na semana, no contra turno, podendo ser atendido individualmente ou no coletivo, dependendo das necessidades do aluno.
Como o professor de AEE é o mediador deste processo, se faz necessário um trabalho desafiador, onde todas as suas atribuições envolvem muita dedicação e um nível de responsabilidade que precisa ser desenvolvido na prática, através de dados coletados pelos professores e demais membros da comunidade escolar, ou seja, gestão escolar, pais e família, essas colaborações são oportunidades ímpar para um bom plano de AEE que norteie o trabalho do professor de AEE diante as atitudes do aluno mediante a aprendizagem e os mecanismos que permitirão o desenvolvimento de ferramentas que facilitarão a sua participação, a superação das dificuldades e da autonomia dentro e fora da escola, como também no desenvolvimento em parceria de recursos e materiais didáticos para o atendimento do aluno em sala de aula e o acompanhamento conjunto da utilização dos recursos e do progresso do aluno no processo de aprendizagem.
O plano de AEE contribui de forma individual, levando em consideração a importância de todos os alunos serem reconhecidos em sua diferença, seus anseios, ritmos de aprendizagem e suas potencialidades, dessa maneira a aprendizagem é significativa e o desenvolvimento dos mecanismos de aprendizagem dos alunos são desenvolvidos, as limitações ou dificuldades passam a serem eliminadas para a plena participação do aluno no processo escolar e na vida social.
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Parabéns pelo texto e pela socialização das ideias, que com certeza ajudarão a clarear ainda mais sobre o atendimento nas salas multifuncionais, é realmente um trabalho desafiador que exige muita dedicação e responsabilidade.
ResponderExcluirAbraços!
Oi Adriana! Muito bom quando você diz no seu texto que o trabalho do professor do AEE é desafiador, com certeza é mesmo e trabalhar com todas as deficiências e muito mais desafiador ainda.Parece-me que vai além do profissional chega a ser uma ação de caráter humano.Parabéns e um grande abraço.
ResponderExcluirOlá Adriana! Concordo com você, principalmente quando diz que é um desafio, pois por mais que você explique, converse, algumas pessoas insistem em não dar importância, por isso a importância do professor do AEE, para que possa fazer valer o direito a educação dos EPAEE.
ResponderExcluirabraço!
Adriana,
ResponderExcluirO papel do professor é muito importante e desafiador, a mediação não é tão simples, para ser eficaz temos que planejar criteriosamente e com muita responsabilidade, necessitamos de conhecimento e boa vontade.
Parabéns Adriana!
ResponderExcluirQuando entendemos o papel do professor de AEE como articulador da inclusão escolar compreendemos que nosso trabalho é dentro e fora da SRM!!
[]s