quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Recurso de Tecnologia Assistiva

CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA O AEE
UFC / SECADI / UAB / MEC – Turma 20b
DISCIPLINA: AEE na Deficiência Física
CURSISTA: Adriana Silva de Sousa Assunção



       PLANO INCLINADO 
         (Arquivo Pessoal)
O plano inclinado foi confeccionado em papelão, ante-derrapante na base, coberto com papéis de revistas na cor preta, podendo ser feito de forma inclinada. Acompanha velcro para a fixação de cartões de comunicação e dois pregadores para fixar papéis maiores. 
Este recurso permite mais agilidade para prender peças e papéis, ficando ao alcance visual e postural do aluno, facilitando seu manuseio.
No plano inclinado, podem ser trabalhados cartões de comunicação, símbolos gráficos, alfabeto móvel, números, textos e gravuras.
O recurso de Tecnologia Assistiva (TA) escolhido na utilização do contexto escolar, foi pensado para um aluno com deficiência física associada à limitação da linguagem, pois, nesse caso, o plano inclinado facilita ”a Comunicação Aumentativa e Alternativa que é destinada a pessoas sem fala ou sem escrita funcional ou em defasagem entre sua necessidade comunicativa e sua habilidade em falar e/ou escrever”    (BERSCH SCHIRMER, 2005).                            PLANO INCLINADO  ( Arquivo Pessoal)
                                                              
Vale ressaltar, que o plano inclinado poderá ser utilizado para outras deficiências, devendo ao professor de AEE adaptar o seu uso conforme a necessidade do aluno. Para isso, cabe ao professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) ...“desenvolver habilidades de observar e de identificar as possíveis barreiras que limitam ou impedem o aluno de participar ativamente do processo escolar” ( Fascículo 6 Recursos Pedagógicos Acessíveis e Comunicação Aumentativa e Alternativa P 8 ).
      Espera-se que com a utilização desse recurso de TA, superar as barreiras de comunicação e que o aluno tenha o entendimento e a apropriação do recurso de comunicação, ampliando seu vocabulário, sua participação nas atividades propostas e sua interação com outras pessoas dentro e fora da escola.